Event box

Cant(a)eiro - música, computadores e plantas

As plantas e a natureza em geral desde cedo que inspiraram a composição musical de várias maneiras. As “Quatro Estações” de Vivaldi, a "Valsa das flores" de Tchaikovsky ou "Strawberry Fields" pelos Beatles são apenas alguns exemplos populares. Hoje em dia a sonorização e/ou mapeamento de sinais biológicos de plantas através do uso de sensores e computadores é também uma forma possível de relacionar música com plantas, como exemplificado nas obras de Mamoru Fujieda (Patterns of Plants), Leslie Garcia (Pulsum Plantae) ou Mileece Petre.

Do ponto de vista dos estudos de biologia, embora propensos a afirmações discutíveis, considera-se que as plantas reagem ao som apesar de não terem um sistema nervoso (Chowdhury & Gupta, 2015). É ainda aceite que as plantas são muito mais do que seres vivos passivos com um conjunto de necessidades biológicas, exibindo também uma vida "social" e uma "consciência" do meio ambiente que habita (e.g. movimentos das raízes no solo, memória, comunicação com outros organismos) (Karban, 2008; Mancuso, 2015).

Cant(a)eiro é um projeto em decurso que se propõe a investigar o potencial de congregar plantas com tecnologias informáticas atuais como catalisador para criação musical com crianças dentro de ambientes escolares.

Com esta pesquisa, esperamos fornecer ideias inspiradoras para criar a criação musical em que as plantas e as crianças interagem e ambas contribuem ativamente para a paisagem sonora de um ambiente ecológico.

Neste workshop iremos abordar as componentes tecnológicas empregues no Cant(a)eiro, em especial o hardware e o software, discutindo também aspetos genéricos sobre composição e performance musical com plantas, terminando com a criação em grupo de uma peça onde se integrem plantas, som e computadores.

 

The registration for this training session is free but required.

Date:
Thursday, November 23, 2017
Time:
10:00am - 12:00pm
Campus:
Universidade de Aveiro
Registration has closed.

Event Organizer

Sandra Oliveira

More events like this...